Esses objetos foram criados a partir de uniformes da indústria. Uniformes em desuso, já desgastados e que iriam para o lixo. Como a gente sempre fala, nossa matéria prima é esse material considerado resíduos para muitos. Se atingimos os resultados que vocês conferem nas fotos é porque enxergamos potencial no que é descartado como se tivesse chegado ao fim.
A Rede Asta, nossa parceira neste projeto, coleta uniformes que seriam descartados pelas empresas (resíduo) e esse material é transformado em brindes corporativos, que voltam para a própria corporação. O papel do Re-Roupa neste processo é desenvolver a parte criativa e capacitação dos grupos produtivos, que em geral são cooperativas do Rio de Janeiro.
Fugindo da lógica linear de produção que conhecemos a séculos: produzir, usar, descartar. Esse projeto inclui o verbo repensar nesses processos industriais. Isso tudo é um assunto riquíssimo, parte dos conceitos de Logística Reversa e Economia Circular e pra quem se interessar ficam duas dicas: uma é o livro Cradle to Cradle e outra são os vídeos e materiais da Ellen MacArthur Foundation. Tudo com legenda e/ou tradução!
Fotos: Bianca Pimenta
Capacitação grupos: Gabriela Mazepa
Produção executiva: Duda Pfeiffer